Blog

6 dicas úteis para construir uma casa

Construir uma casa não é uma tarefa nada fácil e mais do que isso, às vezes é preciso um conhecimento aprofundado para fazê-lo.

Note-se que sempre haverá alguma discrepância entre as nossas ideias e a execução técnica de um edifício, e a arquitetura e o design desempenham um papel muito importante na construção de uma casa. Veja algumas dicas para construir uma casa e o seu design.

Peça ajuda a uma empresa especializada

Às vezes não basta estar com lições prontas e ideias prontas. Pode haver situações inesperadas em que os elementos estruturais e os requisitos de resistência podem combater as ideias arquitetônicas e de design que você imagina.

Um especialista, seja ele arquiteto ou designer de interiores, pode ajudá-lo a combinar facilmente os dois aspectos. Esses especialistas podem lhe oferecer uma Planta Pronta caso não queira ter que criar uma do zero. 

Atualmente existem inúmeros tipos de materiais de construção para ajudá-lo a construir do jeito que você quiser, sem ultrapassar os limites de segurança, e quando se trata de paisagismo, eles podem ser feitos com bom gosto, graças às possibilidades ilimitadas de utilização dos mais variados produtos.

Inspire-se nas ideias dos outros

Inspirar-se não significa reproduzir o que você acha bonito ou copiar. Somos únicos, e isso deve nos ajudar a nos definir em termos de inspiração e escolhas. Mas a inspiração geralmente ajuda você a criar uma imagem geral o mais estética possível e, muitas vezes, até ajuda a desbloquear certas ideias que você nem sabe que existem.

Você pode se inspirar em revistas ou programas que tenham o arranjo específico da habitação, pode perguntar a amigos ou pedir opiniões em fóruns, pode conferir as ofertas e recomendações visuais das lojas, pode se inspirar em Planta de Casa Pronta e por último, mas não menos importante, pode optar por procurar a assessoria de especialistas.

Você certamente encontrará em seu portfólio trabalhos nos quais você pode se inspirar e não se esqueça que, no final, um especialista em design de interiores deve ressoar com você no nível de suas ideias de design.

Procure tendências e, dependendo delas, você certamente saberá qual design precisa para sua casa. Seja você inspirado por fotos ou outras fontes, você sentirá qual das ideias ressoa mais e por quais você passará descuidadamente.

Afinal, inspiração é uma coleção de ideias que precisam ser nutridas e, neste caso, todas as sugestões não farão nada além de ajudá-lo a construir um design de casa que, por sua vez, inspirou outra pessoa.

Escolha a forma e o posicionamento da casa

A forma da casa é muito importante, pois dependendo dela você vai escolher praticamente tudo, a disposição das janelas em relação aos pontos cardeais, o número de cômodos e sua localização, tudo isso se torna importante nessa fase.

As moradias mudaram de forma ao longo do tempo. Eles se tornaram menos convencionais, mas naturalmente mantiveram os elementos comuns. Uma casa consiste em fundação, paredes, rodapé, calçadas perimetrais, correias e vigas, sótãos e telhados.

Como organizamos esses itens? Isso depende da forma da casa, de acordo com suas preferências. Você pode contar com um Site de Arquitetura para a sua tomada de decisão.

Leve em consideração o estilo pessoal

Às vezes, mesmo que optemos por nos inspirar no que vemos ao nosso redor, temos aquele algo que consegue nos diferenciar dos outros. Esse algo é estilo pessoal e consiste em todos os elementos que fazem uma determinada coisa funcionar em harmonia.

Este também é o caso na escolha do design da casa, pois mesmo aqui podemos manifestar o nosso sentido prático. Nossa casa não precisa se parecer com outra, mesmo que pareça.

Mobiliário, cor, carpintaria, posicionamento, forma, decoração, todos estes elementos conduzem à mesma coisa, nomeadamente ao exercício do nosso próprio estilo, presente em cada escolha que fazemos para determinar o design da nossa casa. Sua abordagem pessoal e seu próprio estilo não devem ser esquecidos, pois desempenham um papel muito importante até mesmo na determinação do conforto.

Você terá uma casa equipada com todos os sistemas tecnológicos mais recentes, se for difícil para você se acostumar com eles e em vão tentará manter um estilo rústico se for viciado em tecnologia. O estilo pessoal desempenha um papel muito importante e sem ele você não pode porque dá o tom da casa e faz com que ela se sinta em casa.

Defina o orçamento máximo

Você precisará de valor nesse sentido porque só assim saberá quanto pode investir na sua casa. Dependendo do orçamento, você também pode determinar a eficiência da casa, pois poderá escolher materiais de primeira ou materiais com características semelhantes, mas mais baratos.

O orçamento depende de muitos fatores e, às vezes, a conta em casa pode não ser a mesma que em casa. É aconselhável ser cauteloso e pensar com antecedência sobre quaisquer mudanças que possam ocorrer ao longo do caminho, para que os planos de projeto da casa não sejam derrubados.

Escolha um desenhista

Para estabelecer o projeto da casa, é importante ter um projetista de construção ao seu lado. Um engenheiro de design pode ajudá-lo na modelagem gráfica da planta de sobrado moderno, destacará as áreas onde as alterações precisam ser feitas e colocará no papel o esboço da sua casa dos sonhos.

No entanto, o engenheiro projetista não será um executor, e por isso terá que haver uma perfeita colaboração entre as duas entidades, para que o conhecimento de todos seja combinado em um resultado tão esperado: a sua casa.

A escolha do projeto da casa leva em consideração muitos fatores, subjetivos ou objetivos, mas eles existem apenas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão. O design de uma casa é estabelecido quando todos os fatores são levados em consideração, para que o resultado o satisfaça e se materialize na casa dos seus sonhos.          

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + dois =