Blog Tech

6 dicas simples para melhorar suas fotos agora mesmo

Tirar uma foto profissional vai muito além de fazer poses ou escolher cenários bonitos. Logo, fatores como técnicas de edição, qualidade da câmera e a iluminação também contribuem para que o resultado final seja satisfatório. 

Desse modo, fique com a gente até o final desse artigo e confira 6 dicas indispensáveis para elevar o nível dos seus trabalhos.

Aprimore o resultado das suas imagens seguindo esses 6 passos 

Invista em um software de edição

Aderir a um programa de edição é essencial para elevar a qualidade das fotos, sobretudo para os fotógrafos mais experientes. 

Veja que, ao compartilhar fotos em redes sociais como o Instagram e o Facebook, é normal que a imagem perca um pouco da nitidez. Assim, esses programas servem para corrigir falhas e manter a excelência do trabalho. 

Alguns dos programas mais recomendados atualmente são o Photoshop e o Lightroom, que embora não sejam gratuitos, possuem funções exclusivas e altamente relevantes para a edição de fotos.

Uma outra alternativa é o PicsArt, que conta com um grupo de pessoas que compartilham ideias e recursos diariamente, o que ajuda os fotógrafos a gerarem insights na hora de aprimorar seus ensaios.

Fique atento a iluminação 

Estar atento à iluminação é uma das etapas mais importantes do processo, afinal, ela será a responsável por realçar as imagens e fazer com que as cores fiquem ainda mais vivas.

Independente de utilizar iluminação artificial ou natural, lembre-se que a luz fria traz mais contraste para as fotos, enquanto a luz quente provoca uma sensação de relaxamento.

O ring light é um recurso importante para quem deseja melhorar a iluminação durante a sessão de fotos. A ferramenta é confeccionada com um círculo de LED e permite que o usuário personalize a intensidade da luz. 

Você pode utilizá-lo tanto com a sua câmera, quanto com o seu smartphone, podendo realizar ajustes de maneira simples e descomplicada.

Tenha um smartphone com câmera potente

Atualmente, é possível encontrar aparelhos smartphones com câmeras poderosas e que são perfeitos para tirar fotos de altíssima qualidade. Isso acaba sendo uma excelente alternativa para quem não pode investir em uma câmera profissional. 

A orientação é adquirir smartphones com resolução Full HD e outras funções como HDR, estabilização, visão panorâmica, entre outros.

O modelo Xiaomi Mi 10t possui um dos melhores custo-benefício do mercado, com funcionalidades top de linha e resolução da câmera de 9238×6928 pixels – a lente frontal possui 20 MP.

Faça uso de equipamentos 

Em suma, o uso de equipamentos como tripés e anéis de iluminação contribuem para que suas fotos mantenha um resultado satisfatório mesmo em ambientes com poucos recursos.

O estabilizador é certamente um dos equipamentos mais indispensáveis para o fotógrafo, pois ele evita que as imagens saiam tremidas ou até mesmo borradas. Normalmente, recomenda-se a utilização desse item em ensaios com alta exposição.  

Para quem possui smartphones, o Gimbal H4 é certamente um dos melhores tripés do mercado, permitindo que o usuário ajuste a base do suporte da maneira que achar mais conveniente.

Compre um câmera 

Se a sua intenção for viver de fotografia, você precisará comprar uma câmera, seja ela profissional ou semi. Assim, antes de adquirir esse item, pesquise o seu modo de funcionamento e as suas diversas funções.

Em síntese, quanto mais familiarizado você estiver com o equipamento, mais simples será a sua adaptação. 

Uma excelente câmera para quem está começando é a PowerShot SX540 HS, que possibilita filmagens em Full HD e ainda possui um sensor CMOS de 20,3 MP. 

Não deixe de estudar 

A melhor forma de se tornar um especialista em determinada área, é estudando seus conceitos diariamente. Com a fotografia não é diferente.

Embora a parte técnica seja importante, é fundamental que você estude outros aspectos dessa arte, como a história dos principais fotógrafos contemporâneos, a evolução das máquinas fotográficas, seu modo de funcionamento e etc.

Dessa forma, se você está pensando em levar a fotografia como sua principal fonte de renda, talvez seja uma boa ideia se matricular em cursos voltados para essa área.

E então, o que achou do artigo? Para mais conteúdos como esse, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog.