Negócios e Política

5 erros mais comuns na divulgação de empresas

Saber promover sua empresa na web é fundamental para o sucesso dos negócios no contexto e relação de consumo atual. Além disso, com erros na divulgação de empresas, a lucratividade fica prejudicada. 

Se o objetivo é alcançar resultados específicos que possam ser pensados e otimizados, então um bom plano de publicidade e marketing deve ser estruturado.  

Nesta situação, alguns erros de divulgação se mostram mais comuns, podendo comprometer o sucesso das campanhas e, consequentemente, o posicionamento da marca e seu pleno desenvolvimento.

Produzimos este texto a fim de destacar as melhores práticas de marketing e apontar os erros mais comuns de modo a reconhecer e evitar que ocorram, inclusive, também diremos como corrigi-los. 

Como divulgar empresas 

A divulgação é o segredo para o desenvolvimento de todo negócio, seja nos meios de comunicação tradicionais ou na internet. 

Independentemente disso, a agência de intercâmbio em SP tem que se posicionar de algumas formas para ser vista e contratada adequadamente.

A seguir, vamos listar as principais estratégias para realizar isso na web e com qualidade, independentemente do segmento de atuação.

Marketing de conteúdo 

Hoje, o marketing digital é um fator importante para promover qualquer negócio. Quando combinado com estratégias de marketing de conteúdo, é possível não apenas aumentar o reconhecimento da marca, mas também atrair potenciais consumidores.  

Afinal, informações relevantes e envolventes podem ser usadas como “isca” para seus produtos e serviços. 

Redes sociais 

A mídia social não é mais um lugar apenas para postar fotos de fim de semana ou conversar com pessoas que você não vê há algum tempo.  

Elas desenvolvem e combinam outros recursos muito interessantes para o posicionamento de empresas de energia solar na Bahia, e diversos outros setores como: 

  • Eventos; 
  • Comentários; 
  • Compartilhamentos; 
  • Lives temáticas. 

Então, posicionar-se no Facebook ou no Instagram profissionalmente é altamente recomendado., para lidar melhor e de forma mais responsável a longo prazo.

Mídia paga 

Os motores de busca (Google, Bing e Yahoo!, entre outros) estão entre os sites mais visitados mundialmente. 

Eles também apresentam possibilidades muito importantes no ramo do marketing digital. A melhor forma de aproveitá-los para isso é anunciar com links pagos. 

Ou seja, resultados patrocinados que aparecem com destaque no topo da página, acima dos resultados orgânicos, em todas as buscas, utilizando como anúncio.

Quais são os erros mais comuns? 

Apesar das estratégias citadas acima serem estabelecidas como as mais eficazes e impactantes, o escritório especializado em avaliação patrimonial pode cometer alguns erros ou desejar recorrer a outros processos.

Conheça os erros mais comuns na hora de divulgar uma empresa na web e saiba como corrigi-los. 

  1. Linguagem inadequada 

Cada empresa tem um público-alvo e cada público-alvo tem um modo de se comunicar. 

As estratégias de divulgação têm que utilizar o tom de voz adequado. Se isso não acontecer, o serviço de manutenção de elevadores pode não conseguir se comunicar com eficácia, reduzindo as oportunidades de negócio.

Isso acontece em empresas jovens, por exemplo, usando uma linguagem muito formal. O contrário também não é incomum e também pode prejudicar a reputação de uma empresa. 

  1. Esquecer-se do conteúdo 

Se em quase todas as postagens você fala sobre seu serviço sem pensar no conteúdo subjacente, está cometendo um erro. 

Os usuários das redes sociais tendem a parar de seguir a marca se ela só posta publicidades explícitas. 

Isso acontece porque a rede é um ambiente interativo. As pessoas não querem apenas receber conteúdo, elas querem participar.  

Os consumidores não querem apenas saber, mas também opinar para que as peças para compressor de ar sejam sempre melhores e mais alinhadas com os desejos dos potenciais clientes.  

Claro que você pode (e deve) divulgar o seu serviço ou produto, mas a mídia social não comporta apenas isso.  

Com conteúdo diversificado, criativo e de qualidade, a oportunidade de atrair e reter clientes é maior.

  1. Não manter uma boa frequência de posts 

Ter um calendário de postagens e segui-lo é determinante para o sucesso do negócio. Fidelização e captação de novos clientes são o resultado deste acompanhamento.

Pense em um cliente que quer comprar seu produto e encontra sua marca no Instagram ou Facebook. Contudo, esse cliente descobre que o último artigo que você postou foi há alguns meses.

Ao seguir e perceber que não há movimentação, uma estranheza é gerada e será difícil escolher seu negócio para resolver o problema dele. 

Desse modo, é muito importante ter constância na rede, retendo os usuários e favorecendo o alcance dos algoritmos. Por isso, certifique-se de manter os seguidores da empresa de ar condicionado sempre atualizados. 

  1. Ser mal educado 

A educação é sempre a chave para ter um bom relacionamento com seu público, especialmente quando é necessário lidar com comentários negativos. 

Se a crítica for verdade, converse com sua equipe e encontre formas de melhorar esse serviço.  

Também é preciso saber lidar com situações em que se lê um comentário em que o cliente é rude. Nesse caso, fique calmo e pense em como responder educadamente e ver se faz sentido para o negócio.

De qualquer forma, nunca deixe os clientes da loja, seja de filtros a vácuo ou outro segmento sem resposta. A atenção com certeza vai ser valorizada por eles. 

  1. Não ter planejamento 

Muitas pessoas pensam que apenas postar alguns conteúdos pode fazer com que mais pessoas conheçam sua marca. 

O que muita gente não sabe é que marketing digital exige estratégia. Desde conhecer bem as pessoas com as quais você vai falar até definir pontos específicos de cada ação e publicação, sabendo como reagir e o melhor formato. 

Além disso, é importante entender o tipo de mensagem, o melhor horário para postar e que frequência funciona melhor para o seu negócio, bem como identificar as palavras certas para usar em sua mensagem.  

Por fim, é essencial considerar os riscos que você pode correr e ficar conectado com o que está acontecendo na web. 

Como corrigir erros de divulgação 

Esses erros podem ser corrigidos ou evitados se a empresa ficar atenta às etapas preliminares de uma estratégia. Saiba mais agora. 

Defina métricas  

É importante que seu blog e suas redes sociais tenham acesso e curtidas, mas isso por si só não pode ser considerado um bom resultado para o seu negócio.  

A melhor medida de resultados é quando a marca de brindes personalizados, por exemplo, consegue crescer nas redes sociais e, junto com isso, aumentar as vendas. Isso indicará que o trabalho de marketing está contribuindo para as vendas. 

Deste modo, é importante definir as estratégias e métricas a serem usadas para perceber os resultados obtidos, melhorando as campanhas.

Defina limites de tempo para campanhas pagas 

É importante lembrar de definir um limite de tempo para concluir campanhas no Facebook Ads ao configurar seus anúncios.  

Se você deixá-lo programado para funcionar continuamente, pode esquecer de cancelar mais tarde e não perceberá até gastar muito dinheiro ou até ficar sem dinheiro.  

Tente monitorar continuamente suas campanhas para evitar gastar muito dinheiro em uma postagem, bem como otimizando o patrocínio de forma mais adequada para o público e o objetivo da marca naquele momento, considerando até o calendário sazonal. 

Use dados como base 

Um benefício de destaque que o marketing digital proporciona é o armazenamento e monitoramento de dados em tempo real.

Ter conhecimento do número de acessos que o site teve em determinado período e a quantidade de cliques em anúncios, por exemplo, é de suma importância para dar forma às melhores estratégias possíveis.

Informações desse tipo servem como um termômetro para identificar o que está dando certo e o que pode ser melhorado ou até mesmo suprimido do plano de comunicação.

Existem ferramentas criadas especificamente para monitorar dados. O Google Analytics é o exemplo mais recorrente.

Essa ferramenta é gratuita e contém dados como as páginas que cada visitante acessou, as pesquisas realizadas dentro e fora do site e muito mais.

Desenvolva um plano de longo prazo e acompanhe o progresso  

De nada adianta investir em divulgação se você não sabe exatamente aonde quer chegar com aquele conjunto de estratégias. Para isso, existem as metas.

As metas são pontos que devem ser propostos para toda a equipe de colaboradores. São os objetivos que cada um deve trabalhar para alcançar um resultado único para a marca no tempo previsto pelo gestor.

A internet apresenta uma multiplicidade de oportunidades. Se você e sua equipe aplicam métodos sem saber qual será o resultado deles, oportunidades mais qualificadas para a empresa podem ser perdidas.

Então, é preciso se concentrar em ações que geram resultados desejáveis para a realidade do empreendimento.

Desde o marketing de conteúdo orgânico a campanhas de anúncios, é necessário ter tudo planejado com cuidado.

Caso contrário, as despesas serão altas e não haverá garantia alguma de que tudo o que foi investido vai retornar em forma de lucro ou visibilidade.

Contrate profissionais competentes 

Embora pareça simples, desenvolver estratégias de marketing digital que melhorem os resultados do seu negócio é um trabalho árduo e requer muita pesquisa.  

Neste momento, ter bons profissionais ao seu lado é essencial. De fato, no processo criativo, é necessário observar alguns detalhes fundamentais para um melhor resultado.

Desta forma, é importante ter especialistas na área da comunicação e marketing.  

Eles estarão atentos às mudanças do mercado e às melhores estratégias a serem empregadas neste momento, o que facilitará a obtenção de um melhor desempenho para o seu negócio.  

Para isso, você tem duas opções: chamar uma empresa especializada no tema ou formar uma equipe interna. Basta analisar qual opção mais combina com seu negócio e orçamento.

Conclusão 

Agora você sabe quais são os erros mais recorrentes no marketing digital e também como evitá-los. 

Essas são informações imprescindíveis para construir estratégias cada vez mais segmentadas e de real impacto. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + treze =