Blog

5 dicas para ter um bom controle de estoque

Desperdício é algo que não pode ocorrer dentro de um negócio, por isso, é tão importante controlar de perto todos os materiais que entram e saem do estoque de uma empresa, com o objetivo de utilizar apenas o necessário e armazenar somente o que será utilizado.

Com os altos valores e subindo ainda mais, evitar que fiquem armazenados produtos que não serão usados, é algo que toda empresa quer fazer. Cada vez mais a inflação vem crescendo, o que impacta diretamente nos negócios, para quem vende fios e cabos elétricos, por exemplo, é preciso avaliar quais são as compras realizadas por seus clientes, para analisar como o mercado tem se portado, principalmente depois de uma pandemia.

A importância de ter um bom controle de estoque

Com o passar dos anos, os aumentos dos valores com insumos e matérias-primas ficou cada vez maior, isso porque ficou um pouco mais difícil conseguir obter tais recursos que na maioria das vezes, vêm de fora e devido a alta da inflação, o que afeta diretamente nos negócios.

Tratando se dos motivos pelos quais os produtos aumentaram, o dólar pode ser um dos causadores, pois com isso, automaticamente os insumos também ficam mais caros. Com a pandemia do novo coronavírus, esse foi um fator a mais para essas mudanças ocorrerem. Imagina ter um negócio de locação de geradores de energia e ter que colocar acréscimo nos valores de seus serviços, infelizmente nem sempre o consumidor final entende isso.

Depois do COVID-19, os empreendedores precisam se reinventar, criando maneiras de controlarem e administrarem suas empresas, para não passar aos seus clientes um aumento tão grande assim no ato da compra. Algumas marcas identificaram a diminuição dos pedidos, o que afeta negativamente nos lucros de seu negócio. Com a volta gradual da normalidade, algumas empresas ainda enfrentam dificuldades para se recomporem e adotaram algumas práticas para não prejudicarem ainda mais seus ganhos.

Pensando em todas essas mudanças e muitas vezes, dificuldade para fazer os negócios voltarem ao normal e aumentar o número de vendas, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar os desperdícios, por parte das empresas, como identificar o que está sendo comprado, o que está saindo de seu estoque e se seus clientes cresceram. Quando o controle de estoque é feito, evita que desperdícios aconteçam, deixando materiais armazenados, ocupando espaço e sem uso.

5 dicas para ter um bom controle de estoque

Quando pensamos em controle de estoque, algumas dicas devem ser levadas em conta. Se um negócio de fachada de ACM, por exemplo, usa essas informações, pode conseguir aumentar o rendimento de sua empresa.

1.    Adote um sistema que realize esse controle de forma digital, para não se perder na contagem do que entra e sai do seu estoque;

2.    Crie um cronograma para contagem e identificação dos produtos que ficam armazenados, o ideal é que seja feito semanal, mas isso depende do porte da empresa;

3.    Treine seus colaboradores, informando a forma como deseja que sejam controlados os estoques;

4.    Calcule sempre os valores dos insumos e materiais adquiridos, comparando com as vendas realizadas;

5.    Mantenha o estoque organizado.

É importante sempre manter o estoque de sua empresa organizado e com apenas os produtos necessários.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 14 =