Negócios e Política

5 dicas de organização para quem trabalha em casa

Tanto o home office quanto o modelo de trabalho híbrido tem se tornado duas das maiores tendências profissionais dos últimos anos virando a realidade diária de muitos brasileiros que começaram a ter sua própria casa como o grande espaço para conseguir desenvolver suas atividades profissionais, sejam elas o atendimento ao público ou a venda de produtos ou serviços, como uma aplicação de manta asfáltica por exemplo. 

Porém, por mais que existam diversos benefícios de trabalhar em casa, como a flexibilidade de horário e o conforto, alguns outros requisitos chamam a atenção e é necessário ficar sempre de olho aberto, o principal deles provavelmente é justamente a organização. 

Muitas pessoas tendem a relaxar até demais quando executam o home office, podendo bagunçar o ambiente, o clima e até mesmo os horários de trabalho, diminuindo a produtividade e sentindo que, o trabalho em casa na verdade prejudica o seu cotidiano. 

Para que isso não aconteça, resolvemos separar 5 dicas de organização para quem trabalha em casa, isso vai te ajudar a ter uma rotina muito mais regrada e um ambiente melhor, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Planeje o seu dia seguinte na noite anterior

O planejamento é a chave para uma boa organização de trabalho home office, sendo assim, o primeiro passo é sempre estabelecer metas e objetivos na noite anterior. Procure separar as suas tarefas mais importantes, e listar quais são seus afazeres no dia seguinte. 

Isso vai te ajudar a ter uma noção das atividades que devem ser feitas e quais ações serão tomadas no seu trabalho, facilitando seu desempenho e fazendo com que você consiga se organizar de maneira muito mais sucinta na venda de sua bomba centrífuga

  1. Organize corretamente o seu espaço de trabalho

Grande parte das pessoas que trabalham em casa não tem um espaço propriamente definido, algumas pegam o notebook e fazem suas atividades deitadas na cama enquanto outras preferem utilizar o sofá, se você quer se organizar é crucial que tenha um espaço específico para o seu trabalho. 

Invista em um escritório ou ao menos uma mesa com seu computador e todos os utensílios necessários, isso vai te ajudar a ter um foco melhor e saber que aquele é o seu cantinho de trabalho, sendo uma forma muito mais organizada. 

  1. Elimine distrações

O grande perigo causado pelo trabalho remoto está justamente nas distrações, afinal, quem nunca estava trabalhando de casa mas foi tentado deitar um pouco na cama, mexer no celular ou assistir uma televisão? E quando foi ver já tinha passado o tempo e todas as atividades acabaram indo por água abaixo. 

Se você quer realmente ser uma pessoa organizada, busque eliminar toda e qualquer distração que estiver no seu caminho, mantenha os aparelhos eletrônicos desligados ou longes do seu alcance e procure focar ao máximo como se estivesse em um escritório presencial. 

  1. Adote metas e horários flexíveis

Cá entre nós, acordar às 6 da manhã para trabalhar de casa não é uma tarefa para todo mundo, e muitas vezes nem precisa ser, um dos grandes benefícios do home office é justamente a sua flexibilidade, então adote isso ao seu favor para se organizar. 

Monte um cronograma de horários flexível, contando com possíveis pausas, descansos e imprevistos, isso vai te ajudar a ter uma organização muito mais coerente durante o seu dia, e fazer com que você saiba o momento certo de acelerar a produtividade ou de pisar um pouco mais no freio. 

  1. Vista-se para o trabalho

Quem aqui nunca sonhou em trabalhar de pijama? Ou passar o dia todo com roupas confortáveis executando suas tarefas sem preocupação? Por melhor que pareça essa ideia, muitas vezes é preciso criar um ambiente de trabalho para realizar com maestria suas atividades no quadro de distribuição. 

Tirar o pijama e colocar uma roupa que você usaria para ir ao trabalho pode criar um clima e fazer com que você consiga ficar mais focado e criar no seu subconsciente, uma condição de trabalho. 

Você trabalha em casa? Acredita que é difícil se organizar quando atua por home office? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar o texto caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + dois =