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5 botões que seu site precisa apresentar para o usuário querer permanecer nele

A expansão comercial nos moldes atuais, em que é preciso investir em marketing digital, fez com que inserir botões que seu site precisa se tornasse cada vez mais importante para manter os leads, como são conhecidos os potenciais clientes, imersos nas páginas para a conversão em vendas. 

Para iniciar, é preciso levar em consideração que isso trata da experiência de usuário de internet, suas características, juntamente com os internautas, e o que ele deseja fazer dentro do ambiente virtual e na execução de tarefas. 

Tudo isso vai determinar o nível de usabilidade, determinando se um e-commerce possui os botões que seu site precisa, e com uma interface utilizável, se apresentando em 3 principais parâmetros.

Estabeleça parâmetros para um site otimizável

O primeiro parâmetro é que seu uso, aparência e mensagem deve ser fácil para o usuário se familiarizar e navegar com qualidade, apresentando um bom uso da interface ao primeiro contato com o site. 

Ao analisar um site de empresas de segurança patrimonial que um designer fez bem, o usuário deve ser capaz de percorrer a sequência de ações para entender sobre o que se trata e facilitar o acesso e localização de materiais de interesse.

O que leva ao segundo parâmetro, em que deve ser fácil para os usuários atingirem o objetivo por meio do uso do site. 

Quando se trata de um modelo B2B (Business To Business) para a contratação de um serviço de segurança patrimonial, um bom design guiará todo o processo, tornando a jornada de compra, ou contratação de uma empresa, mais fácil e intuitiva.

O último parâmetro é a fácil recuperação da interface do usuário, e como utilizá-la em visitas subsequentes. 

Assim, um bom design no site da empresa de segurança patrimonial significa que o usuário deve aprender, desde a primeira visita, a encontrar fatores como:

  • Contato com setor responsável;
  • Finalidades da empresa;
  • Serviços disponíveis;
  • Valores para contratação.

É importante analisar o desempenho e as preocupações dos usuários com um webdesign o quanto antes. 

A partir de então, pode-se aplicar um conjunto de diretrizes com os botões que seu site precisa, adaptando à sua área de atendimento. 

As diretrizes mostram os recursos de um produto, como um gerador silenciado para o setor industrial, ou serviço como prova para melhorar a usabilidade e a experiência do usuário. 

Você, em conjunto com a equipe responsável pelo desenvolvimento do site, pode ajustar as revisões do projeto, de acordo com as diretrizes, desde que sejam observadas todas as dimensões que um endereço eletrônico empresarial toma como responsabilidade e a experiência do usuário durante a navegação, propondo melhorias. 

  Guia Completo para ter um bom Layout no seu site

Em determinadas situações, pode envolver apenas ajustar um layout de menu, ou então adaptar a métricas e algoritmos propostos por plataformas de pesquisa, para inserir a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca. 

Apuro visual com botões que seu site precisa

O apuro e os fatores visuais que afetam a experiência geral do usuário estão relacionados com as aplicações de botões que seu site precisa, e que todo web designer precisa ter, ou seja, controle sobre o que se aplica. 

Dessa forma, é preciso prestar atenção ao que está inserido tanto na página principal, quanto nas que moldam todo o conteúdo de apresentação. 

Não se trata, portanto, apenas de botões, mas de uma estética agradável e que pode ser explorada de forma contundente com 5 exemplos a seguir. 

  1. Tamanho e cor de fonte

Escolha fontes que sejam fáceis de ler. Isso significa altos níveis de contraste com o plano de fundo e tamanhos das letras grandes o suficiente para que os usuários possam ler de maneira fácil. 

Caso tenha idosos ou deficientes visuais que buscam informações sobre cirurgia de catarata preço dentre a base de usuários, uma forma de garantir a presença no site é aumentando as fontes, com um botão específico para isso, e de fácil localização. 

  1. Logo da empresa

A marca de uma empresa, em particular o logo, ajuda os usuários a se encontrarem onde estão online. 

Com base nos padrões de movimentos dos olhos, o local ideal para o logotipo é o canto superior esquerdo da tela. 

É nesse ponto que os usuários que estão em conexão remota lêem, da esquerda para a direita, e estão mais propensos a olharem quando chegam ao seu site pela primeira vez. 

O logo também pode ser utilizado como um botão de reinício, levando o usuário para a página inicial de maneira mais fácil. 

  1. Cores de layout

As cores precisam ser consistentes para transmitir a marca, e também desenvolver um apelo estético agradável. 

Além disso, elas devem fornecer legibilidade e, na maioria das vezes, também precisam transmitir uma hierarquia de informações, seja sobre cortinas blackout ou outros itens de decoração, conforme o tipo de material e serviços que a empresa trabalha ou tema que aborda.

Muitos textos utilizam o link building, e isso pode ser destacado com cores diferenciadas, caso o usuário queira recorrer a fonte de informação, o que é muito importante para o marketing digital em geral. 

  1. Navegação amigável

Para que os usuários aproveitem ao máximo o seu site, eles precisam ir do ponto A, ou seja, um ponto de entrada, ao ponto B, onde eles desejam estar. Tudo isso da forma mais rápida e fácil possível. 

  Guia Completo para ter um bom Layout no seu site

Isso significa fornecer sistemas de navegação úteis, incluindo funções de pesquisa que levem a resultados sobre filtros a vácuo para o setor industrial, ou passagens aéreas para sites de agências de viagens, e assim facilitar essa transição. 

O botão de pesquisa deve facilitar a localização dos conteúdos disponíveis dentro do próprio site, mas também pode estar relacionado a estratégias para que uma plataforma digital, como Bing e Google, indexe e disponibilize seu site aos usuários por meio do SEO. 

Dentro do site, o campo de pesquisa não deve apontar essas ferramentas de busca, pois pode levar os usuários para outras páginas, por isso tenha atenção ao configurar o botão.

  1. Conteúdo envolve títulos e parágrafos

O web designer pode ou não ser responsável por criar a cópia do site, mas existem elementos de design que devem ser empregados para melhorar a experiência do usuário. 

Uma delas trata da organização do conteúdo a partir dos títulos, com botões acionáveis em partes gerenciáveis, incluindo menus, links e também os subtítulos e outros pontos de destaque em um material promocional.

Isso significa desenvolver um esquema para exibição consistente de cada tipo de título em todo o site, garantindo uma experiência satisfatória à medida que os usuários navegam pelas páginas que formam o portal de exibição, criando redes entre os materiais. 

A partir dos títulos vêm os parágrafos, e esses devem ser claros e facilmente reconhecíveis, até mesmo para evitar que o usuário seja sobrecarregado por um conteúdo extenso e que atrapalhe a navegação. 

Dentro da construção do site é possível aplicar alinhamentos aos parágrafos e, assim, ajudar a ilustrar melhor as relações entre os blocos de conteúdo. 

A inserção de botões acionáveis podem transcorrer ao longo de um texto, ou acompanhar pelas laterais, e na parte superior do site, sem que atrapalhe a navegação como um todo. 

Neste caso, ele pode levar o internauta entre os tópicos do texto, outros conteúdos ou mesmo ao início da página, conforme os interesses ao disponibilizar o botão. 

No decorrer do material também é possível disponibilizar botões específicos para conteúdos mais densos, dados de contato ou mesmo cadastros em newsletter. Nesses casos é preciso especificar bem o objetivo dos banners e botões.

Pense como um usuário final

Infelizmente não é possível traçar as fronteiras da experiência do usuário, como uma apresentação gráfica em um mapa e, na realidade, tudo se mostra em uma área cinzenta que todo desenvolvedor de site e web designer precisam atravessar e identificar conforme o site é utilizado. 

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Por mais que se sinta atraído por fenômenos e aplique frameworks e dados de calor, por exemplo, é preciso lembrar que os usuários são pessoas e, como tal, eles tomam decisões guiadas pela lógica e emoções. 

Sendo assim, é preciso prestar atenção na navegabilidade e pensar como um usuário final encara um e-commerce câmara fria com diferentes botões que seu site precisa conter. 

Vale pensar sobre a usabilidade, e como um usuário chega até um site, de modo que possa utilizá-lo facilmente até concluir a tarefa desejada. 

É preciso lembrar que há um fluxo natural, e por isso é importante concentrar esforços no design da página, sua qualidade, atratividade e fluidez, fazer com que a navegação possa ocorrer de maneira adequada e intuitiva. 

O conteúdo útil, desejável e agradável deve apresentar informações suficientes, e que estejam em um formato de fácil compreensão para que os usuários possam tomar decisões satisfatórias. 

Até mesmo criar um vínculo emocional com o produto ou o site é válido. Isso significa ir além do utilizável e útil, desenvolvendo um conteúdo que formalize esse elo e desperte interesse.

Conclusão

A inserção de botões que seu site precisa passa pela análise do webdesign, levando em consideração a acessibilidade e a utilidade do conteúdo, até a credibilidade e o design de conteúdo que os usuários irão desfrutar. 

Isso significa que é preciso pensar à frente, entendendo quem são os usuários, quais os problemas que podem ser encontrados, como a leitura de texto, a entonação que os textos passam, entre outros pontos.

Os usuários que buscam informações sobre elevadores de cargas, ou qualquer outro produto ou serviço, querem ter certeza de que estão navegando com segurança, e o seu site precisa passar essa sensação. 

Fatores visuais, incluindo cores de layout e formatação de conteúdo, também são importantes. Ter um site bonito é muito bom, e permite que os usuários possam navegar de maneira mais fácil. 

Por fim, realize muitos testes para determinar melhorias e apontar erros que possam ser corrigidos antes de chegar ao usuário final. 

Existe uma infinidade de ferramentas de usabilidade de sites. Nunca subestime o valor do teste desde o estágio inicial e as adequações feitas a longo prazo.

Ao descobrir em quais botões os usuários clicam, por exemplo, você estará no caminho certo para aprender como o seu site é utilizável, prático e, mais importante, rentável. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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