Blog

4 dicas para evitar o furto do seu celular

O furto de celular é uma das ocorrências criminosas mais comuns nas cidades brasileiras. Infelizmente, há um amplo mercado clandestino de venda de celulares furtados e roubados, e cada vez mais quadrilhas e criminosos se especializam nesse nicho.

Por isso, você precisa aprender a proteger seu smartphone e evitar o prejuízo de ficar sem celular. Continue lendo para conferir várias dicas, entender como funcionam os crimes e saber se o seguro para celular vale a pena.

Qual a diferença entre roubo e furto de celular?

A diferença é que o roubo envolve violência e ameaça por parte do ladrão, enquanto o furto de celular é feito sem contato direto com a vítima ou sem uma abordagem violenta. Por exemplo, se você está andando pela rua com o celular na mão e alguém passa correndo e toma o aparelho, isso é um furto.

Da mesma forma, se alguém corta a sua bolsa no ônibus sem que você perceba e leva o smartphone, também é um furto (nesse caso, qualificado, pois deixou um rastro). Agora, se um bandido aborda você e exige seu celular ameaçando com uma faca ou arma de fogo, isso é um roubo.

Para que seja considerado um roubo, não é necessário que haja agressão física: basta que o criminoso use de ameaças, constrangimento e violência psicológica contra a vítima.

Para você ter uma ideia, em 2022, foram quase 1 milhão de pedidos de bloqueio de celulares devido a roubos e furtos, segundo dados da Anatel. O número representa um crescimento de 7% nesse tipo de solicitação, que é um indicador claro do aumento de crimes envolvendo celulares no país.

Como evitar o furto de celular?

Para evitar o furto de celular, siga as dicas abaixo.

Use uma capa antifurto

Existem vários modelos de capinhas e acessórios antifurto para celulares. Esses produtos contêm cordas, elásticos e suportes que ajudam a manter o aparelho seguro junto ao corpo e evitam que um criminosos consigam levar o objeto facilmente.

Não use o celular na rua

A maioria dos furtos de celular acontecem quando as pessoas estão andando pelas ruas distraídas, digitando ou lendo algum conteúdo. Por isso, se precisar usar seu celular em locais movimentados, entre em uma loja ou procure um lugar seguro antes de retirar o aparelho da bolsa. Nos grandes centros, evite a qualquer custo andar com o smartphone à vista.

Não deixe o celular em bolsos externos

Na hora de guardar o celular na bolsa ou mochila, nunca deixe o aparelho em bolsos externos e fáceis de alcançar. Use compartimentos internos da sua bolsa ou compre uma pochete antifurto para manter o celular sempre seguro. E, claro, nunca ande com o celular no bolso de trás da sua roupa, onde o aparelho fica visível e muito fácil de furtar.

Ative a localização geográfica

Procure ativar o recurso de localização geográfica do seu dispositivo para conseguir encontrá-lo rapidamente. Assim, você se protege contra furtos e também perdas acidentais do seu aparelho — e pode localizá-lo antes que outra pessoa encontre.

Seguro contra furto de celular vale a pena?

O seguro para celular é uma ótima opção para proteger seu aparelho contra furtos e roubos. No mercado, existem várias opções de seguros que garantem indenização total ou parcial do valor do dispositivo móvel. Assim, você fica mais tranquilo em relação ao seu celular e reduz os prejuízos em uma possível ocorrência.

Gostou das dicas para evitar o furto do seu aparelho? Agora coloque o aprendizado em prática e cuide bem do seu dispositivo móvel!